Tiocompostos
Tiocompostos são compostos orgânicos que contêm enxofre em sua estrutura molecular, formando ligações covalentes com outros átomos (geralmente carbono).
Esses compostos podem ser classificados como tioéteres, tióis, tioésteres, dissulfetos, entre outros. Eles são amplamente utilizados na síntese de produtos químicos, na indústria farmacêutica, em cosméticos e em outros setores da indústria química.
Alguns exemplos de tiocompostos são o dimetilsulfeto (DMS), encontrado em algumas frutas, e o etanotiol, conhecido também como mercaptana, utilizado como aditivo odorizante em gás natural. No gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) são adicionados tiocompostos, mais especificamente tioálcoois, mercaptanas ou tióis. Essas substâncias sulfuradas são adicionadas propositalmente ao GLP para dar um odor perceptível, que normalmente é descrito como o cheiro de "gás de cozinha" ou cheiro de "ovo podre". A presença das mercaptanas torna possível detectar facilmente a presença de gás em caso de vazamentos, garantindo a segurança dos usuários.
Tioéteres ou sulfetos
Apresentam pelo menos um átomo de enxofre entre carbonos (R–S–R). A nomenclatura de um tioéter segue o esquema:
sulfeto de + nome do grupo orgânico com sufixo –ila
Sulfeto de dimetila
Tioálcoois, tióis ou mercaptanas
Os tioálcoois, tióis e mercaptanas são diferentes termos usados para descrever compostos que possuem o grupo funcional tiol (-SH) ligado a um átomo de carbono.
A nomenclatura dos tioálcoois, tióis ou mercaptanas segue as regras da IUPAC. Eles são nomeados substituindo-se o sufixo "-ol" dos álcoois pelo sufixo "-tiol" ou pelo termo "mercaptano".
Exemplos de nomenclatura:
- Metanotiol (CH3SH)
- Etanotiol (C2H5SH)
- 3-Metil-1-butanotiol (CH3CH(CH3)CH2SH)
- Propanotiol (C3H7SH)