experiment Professor de Química

Início Reações de dupla-troca ou dupla substituição

Reações de dupla-troca ou dupla substituição

Atualizado em 31 de outubro de 2023
Reações de dupla-troca ou dupla substituição
Geralmente, as reações de dupla-troca ocorrem quando dois compostos iônicos estão em solução aquosa e ocorre a troca de íons.

Reações de dupla-troca, também conhecidas como reações de dupla substituição ou reações de metátese, são reações químicas onde os cátions (íons positivos) e ânions (íons negativos) de dois compostos trocam de lugar, resultando na formação de novos compostos.


Geralmente, as reações de dupla-troca ocorrem quando dois compostos iônicos estão em solução aquosa e ocorre a troca de íons. A reação ocorre quando ocorre o encontro de dois íons opostamente carregados e os íons ligados originalmente a um átomo ou grupo funcional se unem de uma nova maneira.


Um exemplo de uma reação de dupla-troca é a reação entre o cloreto de sódio (NaCl) e o nitrato de prata (AgNO3):

NaCl(aq) + AgNO3(aq) -> NaNO3(aq) + AgCl(s)

Nesse exemplo, os íons de sódio (Na+) do cloreto de sódio trocam de lugar com os íons de prata (Ag+) do nitrato de prata. Como resultado, é formado o nitrato de sódio (NaNO3) e o cloreto de prata (AgCl), que é um sólido insolúvel e precipita da solução.


As reações de dupla-troca são comuns em reações envolvendo sais, ácidos e bases. Essas reações têm várias aplicações, como a formação de precipitados em análises químicas, síntese de compostos químicos e processos industriais.

Avatar
Professor Félix
Licenciado em Química
Especialização em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
CAPÍTULO7